Fala galera! Hoje venho falar especialmente com você amante do banjo você que está aprendendo ou quer aprender a tocar banjo, eu vou dar sete dicas bem bacana para você saber qual o caminho você deve seguir para aprender esse instrumento da forma correta.
Então vamos as dicas a primeira dica é o esclarecimento que eu tenho que fazer porque é uma dúvida frequente na cabeça de quem quer aprender a tocar cavaco e banjo o aprendizado do cavaco banjo é o mesmo, tudo que você aplica no cavaco você aplica também no banjo porque ambos são instrumentos de quatro cordas e possuem a mesma afinação então todo shape de acorde que você usou no cavaco você também monta no banjo A palhetada que você usa no cavaco, você também usa no banjo, mas qual é a diferença então entre o cavaco e o banjo?
Apenas uma, é a da palhetada veja bem não é a palhetada do banjo que é diferente do cavaco mas sim apenas a identidade, como assim? No banjo a gente faz uma paletada mais seca menos harmônica e acrescenta dois tipos de variações que arrastada e a repicada então essa é a única diferença por cavaco e banjo.
Porque eu falo isso, tem gente que tem um cavaquinho em casa me procura e fala assim. Eu tenho um cavaco em casa, mas o meu gosto mesmo é de banjo quero aprender a tocar banjo, só que eu não tenho grana para comprar um banjo agora. Não tem problema você pode aprender a tocar banjo no seu cavaco, isso não vai mudar em nada, não influencia em nada, somente quando você já estiver tocando e precisar sentir o grave do banjo, para aplicar as raspadas e as repicadas, mesmo assim você pode aplicar até isso no seu cavaco só não pode sair por ai para tocar banjo no seu cavaco fora isso para aprender você pode sim utilizar o seu cavaco, até você pode comprar um banjo que eu instrumento um pouco mais caro.
Então essa foi a primeira dica que você possa saber de uma vez por todas que o aprendizado do cavaco e banjo é o mesmo, porque ambos são instrumentos de quatro cordas e possui a mesma afinação então com isso a montagem dos shape do acorde é o mesmo do cavaco e o do banjo.
A segunda dica porque ela dá o seguinte não se começa o aprendizado do banjo pelas palhetadas eu falei isso também para quem vai aprender cavaco, como o aprendizado é o mesmo então são as mesmas técnicas que você usa para aprender cavaco e banjo como esse texto específico para você que vai tocar banjo então tenho que te falar isso não pegue o seu banjo tente aprender pelas palhetadas, tem todo o processo tem todo um cronograma certo para você alcançar resultados no seu banjo.
Você começa o aprendizado no banjo aprendendo as montagem dos acordes maiores e menores, dos acordes com sétima e isso verificando nota por nota do seu acorde e conferido a qualidade, preze sempre pela qualidade de seus acordes pela sonoridade e pela precisão na montagem e nas trocas de acorde
Sem precisão na montagem, sonoridade e na troca, você não vai conseguir executar uma boa paletada no seu banjo e futuramente não vai conseguir alcançar o seu objetivo que a tocar música, então o aprendizado no banjo não se inicia pela palhetada e sim pelo passo a passo de montagem, sonoridade e troca de acordes.
A terceira dica que eu quero te dar é que você treine firme as troca de acordes, as troca de acordes um problema muito grande para quem está iniciando, muita das vezes aquela pessoa que está iniciando não consegue o bom resultado nas trocas de acorde sabe porque isso acontece? Porque ela não treina os acordes individualmente, e depois não treina em duplas sem palhetada quando você treina os acordes com paletada fica mais difícil de você ganhar precisão na troca de acorde, os acordes precisa estar precisos para você tocar instrumento, não pode entrar um dedo de cada vez os dedos tem que entrar de forma conjunto e com precisão.
Se você não alcançar essa precisão nas trocas de acode você não vai conseguir tocar banjo, e para isso você tem que treinar firme as trocas de acorde para tudo há uma técnica correta mas para você aprender do jeito certo você precisa de um método que te conduza por esse caminho e que te mostre essas técnicas para você alcançar evolução e se você quer aprender essas técnicas? Você quer ter alguém para te direcionar ao aprendizado correto ao final desse artigo acesse o link ou clique aqui e conheça o Curso de Banjo 2.0 On Line.
A quarta dica que eu quero te dar muito importante faça exercícios de digitação no banjo, ó tem várias combinações tem pessoas que dizem que não é necessário para o banjo porque essa atividade é para quem vai solar no cavaco mito tá!?
Esse atividade não é só para solo essa atividade mexe com aquecimento agilidade e elasticidade e coordenação motora, tudo que você precisa para obter uma boa montagem e troca de acorde para você ganhar habilidade no braço do instrumento na hora de montar um acorde. Na hora de trocar um acorde para outro você precisa ter agilidade você precisa ter habilidade com os dedos então não entre nesse mito, você precisa sim fazer exercício digitação.
A quinta dica que eu quero te dar o seguinte, quando você iniciar o seu treino de palhetada não se preocupe em fazer a paletada com o som mais abafado por que um som mais abafado ou uma identidade, uma característica do banjo mas quando você tiver aprendendo a sua palhetada não se pode treinar como você faz um cavaco deixando as cordas vibrarem normalmente.
Lembre-se você só vai anexar a característica da palhetada de banjo quando você aprender a mecânica os movimentos da palhetada então para você aprender os movimentos na paletada não se preocupe ainda em fazer essa paletada mais seca e abafada, depois que você aprender corretamente os movimentos a mecânica aí sim você vai aprender a fazer uma paletada mais seca e mais agressiva.
Tocar dessa forma é só depois que você aprender os movimentos, a diferença é essa aí, de deixar a corda vibrar menos e no cavaco vibra mais, No banjo a gente seca essa vibração, deu para entender a diferença?
Mas então a dica é essa não se preocupe de fazer essa abafada quando você estiver no início do aprendizado aos planetários, só quando você conseguir fazer os movimentos corretos da mecânica e já estiver executando ela de forma precisa.
A sexta dica que eu quero te dar é a seguinte, quando você for fazer o treino das suas sequências as paletada não acrescente ainda as variações de repicada e arrastada. Você aprendeu a montar todas as sequências no seu instrumentos, depois você aprendeu a paletada, você vai juntar os dois vai ganhando molejo nas suas mãos vai ganhando molejo nas suas trocas de acordes.
Ganhando precisão, sincronia das mãos depois você se preocupa com as arrastar e as repicada por exemplo se você pegar uma sequência quadrada de fá maior e aprender uma palhetada você vai fazer ela normal, sempre essa pra ficar arrastada bem simples depois que você aprendeu, você vai segurar ela para fazer aí depois você acrescenta, então respeite sempre a ordem progressiva uma coisa de cada vez cada qual o seu devido momento.
Agora sétima e última dica que eu quero dar é o seguinte quando você já estiver tocando fazendo uma boa paletada boas troca de acorde já tiver tocando músicas você comece a substituir os acordes abertos por acordos fechados.
O que são acordes abertos? São acorde que você encontra cordas soltas que você não cumprirem com seus dedos por exemplo o acorde de mi menor com sétima (Em7) você só aperta uma corda e ficam três soltas. No banjo como você vai fazer uma paleta mais seca essas cordas soltas elas tiram um pouquinho da característica do banjo, e tudo bem, não quer dizer que você não possa fazer, você pode fazer sim mas se você quiser dar aquela diferenciada na sua palhetada um acorde aberto não vai corresponder às suas expectativas.
Então você pode trocar esse mi menor com sétima apenas pelo menor é fechado (em) na quinta casa, aí dá para você tocar. Beleza então gostou dessas dicas?
Então se você gostou não esquece de deixar seu comentário para mim saber o que você achou dessas dicas e para quem está começando do zero e se você quer aprender com qualidade e do jeito certo acesse o link abaixo o Curso de Banjo 2.0 On Line, o metodo para você aprender a tocar banjo com qualidade e do jeito certo até a proxima.